O verdadeiro Clube do Povo do Rio Grande do Sul


‘Vibra o Brasil inteiro com o Clube do Povo do Rio Grande do Sul’. O último verso do hino do Sport Club Internacional traduz bem o conceito que acompanha o Colorado desde a sua fundação, há 107 anos. As raízes do Clube são essencialmente populares. Somos o verdadeiro ‘Clube do Povo’. Assim está escrito na história. Ninguém pode mudar.
A origem do Internacional está associada a três irmãos da família Poppe, que chegaram a Porto Alegre na primeira década de 1900. Os mais jovens, José e Luiz, tinham o desejo de jogar futebol, um esporte muito competitivo e que aprenderam a praticar ainda em São Paulo. Henrique, o irmão mais velho e influente, articulou a criação de um novo clube.
Os discursos ouvidos nas reuniões que antecederam à fundação giravam em torno de um princípio muito importante para os Poppe e para aqueles que ali estavam: o Internacional estava sendo criado para brasileiros e estrangeiros, uma clara alusão à política de discriminação dos outros dois clubes existentes em Porto Alegre, o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense e o Fuss-Ball. Ficava claro o objetivo de uma instituição aberta a todos, democrática e sem preconceitos. E logo provou na prática seus preceitos, já que em 1925, uma época em que aceitar jogadores negros era um grande tabu, se mostrou pioneiro ao contratar o defensor Dirceu Alves.
O Inter e o povo sempre caminharam juntos. No final da década de 1960, foi justamente com a contribuição da sua torcida que o Beira-Rio foi erguido. Uma sinergia espontânea e popular. Como não lembrar da ‘Coreia’, setor do antigo Gigante onde ficavam concentrados os torcedores mais humildes.
O tempo passa, o estádio e o Clube se modernizaram, mas o Inter seguiu atento às políticas de inclusão social. Mantém projetos assistenciais e executa ações em partidas e em eventos em prol da comunidade. Recentemente, criou o projeto Estudante Colorado, a partir do qual alunos frequentes da rede de pública de ensino têm a oportunidade de ir aos jogos no Beira-Rio com preços populares.
O Internacional sempre soube ler o cenário social e cultural no qual está inserido. Não é à toa que carrega a alcunha ‘Clube do Povo’, motivo de orgulho para todos os milhões de colorados. É no dia a dia, desde 1909, que construímos esta história. Um verdadeiro clube do povo não se constrói da lembrança de pessoas de qualquer classe social. Um verdadeiro clube do povo nasce a partir deste, cria sua história junto a ele. Ninguém precisa lembrar, apenas se sabe e se reverencia.

Compartilhe no Google Plus

Sobre Pedro Borghetti

Reporter.
    Comente usando Blogger
    Comente usando Facebook

0 comentarios :

Postar um comentário