Inter projeta 4 mil fãs para ver estátua de Fernandão e prepara até réplicas



A emoção deve ser a tônica do dia 17 de dezembro para os colorados. Afinal, não bastasse a data marcar os oito anos da conquista do Mundial de Clubes - quando o time fez 1 a 0 na final sobre o Barcelona -, será inaugurada a estátua de Fernandão no pátio do Beira-Rio. A direção do clube projeta um público de 4 mil pessoas. A morte do ex-jogador, em acidente aéreo em Goiás, completou seis meses no domingo.

O fã que estiver no local poderá ter uma mostra do ato para sua eternidade de forma física, não apenas na memória. O dia também marcará o início da comercialização da réplica da estátua. A peça terá um tamanho de 60cm e pesará 2kg. O valor da réplica, no entanto, ainda não foi definido pela direção colorada. Ela será vendida nas lojas do clube. O Inter ainda promete mais uma novidade para o evento, mas a trata como uma "surpresa".

Enquanto o Inter define os detalhes do objeto, a estátua em tamanho natural está em processo de finaliza. Ela é composta por mais de 360 kg de argila e recriará a imagem do capitão erguendo a taça do Mundial. Para sustentação, a escultura tem ferro em seu interior. Somam-se aos materiais cera, borracha, vaselina e resina. O toque final ficará por conta do bronze. A construção é em tamanho real. Dos pés à cabeça, ficou com 1m90cm, embora fique ainda maior por conta dos braços esticados e da presença da taça de Yokohama.

O local o qual a estátua será instalada já está isolado há algum tempo. Um tapume preto com fotos de Fernandão emolduram a área, que fica em frente ao museu do clube e o memorial criado pelos torcedores tão logo a morte do ídolo. Em razão da ação do tempo, as homenagens ao ex-atacante foram se apagando ou mesmo destruindo no que diz respeito a textos, fotos e encartes de jornais. Entretanto, os gestos dos colorados foram registrados e uma foto gigante com as demonstrações de afeto acabou produzida. Ela emoldurará uma parede interna.

A ideia da estátua surgiu logo após a morte do ex-atacante, que ocorreu em um acidente aéreo, no dia 7 de junho. Com o projeto pronto, a homenagem é construída em Itapuã, distrito de Viamão, a cerca de 40 km de Porto Alegre. Desde que iniciaram o trabalho, os artistas receberam três visitas de familiares do ídolo e membros do marketing do clube.
A ligação de Fernandão e sua família com Porto Alegre fez a esposa Fernanda decidir trazer os restos mortais do ídolo para a capital gaúcha (no último domingo, completou seis meses do falecimento).  A viúva vive com os filhos gêmeos Eloá e Enzo desde que ocorreu o acidente que vitimou o ex-camisa 9 colorado.

Ainda não há uma data para que o trâmite seja realizado. A família do ex-jogador precisa resolver algumas pendências burocráticas antes de encaminhar os restos mortais a Porto Alegre, de acordo com um assessor que trabalha com Fernanda.

O corpo de Fernandão foi sepultado no cemitério Jardim das Palmeiras, em Goiânia, cidade onde Fernandão nasceu. Ele também defendeu o Goiás no início da carreira. A ideia da família é deixar os restos mortais do ídolo mais próximos dos torcedores do Inter.

Fonte: Globo Esporte
Foto: Tomas Hammes
Compartilhe no Google Plus

Sobre Anônimo

Reporter.
    Comente usando Blogger
    Comente usando Facebook

0 comentarios :

Postar um comentário