"Aguirre se preparou para treinar no Brasil", diz empresário



A busca do Inter por um treinador está perto de chegar ao fim. Depois de fracassar nas tentativas de contratar Tite, Abel Braga, Vanderlei Luxemburgo e Mano Menezes, a direção se aproximou do uruguaio Diego Aguirre. O técnico, que estava negociando com o Peñarol há algumas semanas, não chegou a um acordo com o clube do seu país.

O empresário de Aguirre, Jorge Américo, conversou com o Correio do Povo e disse que o treinador vê como espetacular a oportunidade de treinar do Brasil. Embora ainda não confirme contatos com o Inter, o agente ressaltou que o treinador tem disposição para mudar a história de que treinador estrangeiro não dá certo no futebol brasileiro.

“Ele vem se preparando para isso (treinar no Brasil). Já assistiu a jogos não apenas pela televisão, mas nos estádios também. Foi ao Maracanã, ao Beira-Rio, à Arena e conversou com treinadores. Fez isso também na Itália. O mercado brasileiro dentro de América do Sul é o mais competitivo. Tem mais visibilidade. Seria uma oportunidade de acabar com isso de que treinador estrangeiro não dá certo. Isso é um objetivo dele. A Libertadores é uma coisa que o encanta. Seria um mercado espetacular”, disse Jorge Américo.

O acerto entre Diego Aguirre e o Peñarol se complicou por conta do desejo do treinador de ter p papel de manager no clube. Jorge Américo, no entanto, destaca que essa ideia do técnico era em ralação ao Peñarol e que em outros clubes ele está disposto a exercer apenas a função de treinador de campo.

“Existia um acerto com a direção. Havia formalizado e verbal. O problema foi que o conselho diretivo teve maioria da oposição e ficou complicado de cumprir o que o presidente (Juan Pedro) Damiani havia combinado com ele. É um clube que ele atuou e já treinou por muito tempo. Ele é conhecedor das coisas do clube e se sente em condições de coordenar outras situações, participar de contratações e da gestão do futebol de base. A ideia era ter um papel de manager, como muitos treinadores fazem na Europa. Isso seria uma situação no Peñarol”, garantiu.

Diego Aguirre jogou no Inter entre 1989 e 1990. Ele participou do Gre-Nal do Século - entrou no segundo tempo no lugar do volante Leomir - e da campanha na Libertadores de 1989, quando o Colorado foi eliminado na semifinal pelo Olimpia nos pênaltis.

Como treinador, Aguirre comandou o Pañarol no vicecampeonato da Libertadores de 2011, quando o clube uruguaio perdeu para o Santos de Neymar na decisão. Na campanha, eliminou o Inter nas oitavas de final dentro do Beira-Rio com vitória de virada por 2 a 1 após empate em 1 a 1 Montevidéu. 

Para os clubes em que treina, Diego Aguirre costuma levar um auxiliar técnico, um preparador físico e um auxiliar de preparação física, que é brasileiro.
Compartilhe no Google Plus

Sobre Anônimo

Reporter.
    Comente usando Blogger
    Comente usando Facebook

0 comentarios :

Postar um comentário